top of page
Papel Timbrado (4).png

Patrimônio cultural em disputa: balanços, abordagens e desafios

Giane Maria de Souza (Arquivo Histórico de Joinville)

Roberta Roberta Barros Meira (Univille)

Cibele Dalina Piva (Colégio Católica Machado de Assis/UBEC)

 

Compreende-se o Patrimônio Cultural como os bens, materiais e imateriais, cujo reconhecimento, a preservação e a fruição têm importância significativa para os processos que envolvem a memória e as identificações dos indivíduos. O reconhecimento e a valoração desse patrimônio, por sua vez, são feitos a partir das representações que os indivíduos fazem do seu passado e daquilo que os cerca, envoltas em disputas e jogos de poder. 

Nas últimas décadas, o campo do Patrimônio cultural tem se tornado cada vez mais interdisciplinar, atraindo pesquisadores de diferentes áreas. A ampliação do campo decorre igualmente dos novos atores sociais que defendem novas abordagens e desafios mais inclusivos, quebrando a hegemonia do patrimônio arquitetônico marcadamente do período colonial e buscando compreender as disputas sociais envoltas nas escolhas patrimoniais. 

 

É o caso, por exemplo, do fortalecimento do patrimônio imaterial construído pelas populações tradicionais, assim como o reconhecimento de processos que envolvem: as memórias afetivas, as tecnologias agrícolas e alimentares, as relações ambientais interespécies que permeiam o rural e o urbano, as festas e a cultura de resistência,  as paisagens literárias, os acervos e arquivos, os espaços educacionais, os saberes femininos, as religiosidades,  as instituições científicas, dentre outras questões. 

 

Por outro lado, respondendo aos desafios e as ameaças presentes no cenário brasileiro nas últimas décadas, busca-se debater no Simpósio proposto temas de pesquisas que investiguem as demandas que instauram movimentos de valorização de patrimônios culturais diversos e inclusivos no contexto pretérito e atual e sua inter-relação com as políticas públicas. 

 

Referências bibliográficas 

 

CHAGAS, Mário. Patrimônio é o caminho das formigas. In: CASTRO, Maurício Barros de e SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Relações raciais e políticas de Patrimônio. Rio de Janeiro, Museu Afrodigital, 2015. 

DONADIEU, Pierre. A construção de paisagens urbanas poderá criar bens comuns? In: CARDOSO, Isabel Lopes (org.) Paisagem Património. Porto: Chaia e Dafne, 2013.

NATAL, Caion Meneguello. A vanguarda tropical de Mário de Andrade. Anais do Museu Paulista. São Paulo. n. sér. v.24. n.2. p. 161-186. May - Aug. 2016. 

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. São Paulo: Cia das Letras, 1996. 

TODOROV, Tzvetan. As Identidades Coletivas. In: ______, O medo dos Bárbaros. Para além do choque das civilizações. Rio de Janeiro, Vozes, 2010.

bottom of page