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O uso do Patrimônio Cultural e o Ensino de História na sala de aula e nos lugares não formais de aprendizagem: retomando a discussão

Almir Félix Batista de Oliveira (UFRN)

O simpósio temático ora apresentada à Comissão Organizadora do V Simpósio Nacional História e Patrimônio Cultural por objetivo congregar trabalhos que discutam o uso do Patrimônio Cultural nas suas perspectivas material (tangível) e imaterial (intangível), nos lugares formais de aprendizagem (a sala de aula) e nos lugares não formais (a exemplo dos lugares de memória), ambos como locus privilegiados para se refletir sobre o oficio dos profissionais da História na formação dos educandos, contribuindo nos papeis que serão desempenhados por estes “para a defesa e proteção do patrimônio cultural e da Democracia”. 

 

Esta proposta retoma a desenvolvida no III Simpósio Nacional História e Patrimônio Cultural como o Simpósio Temático número 8 e que, na época, contou com a inscrição de 20 trabalhos e a apresentação da ampla maioria dos inscritos, demostrando a vitalidade desse campo de pesquisa. Esta área do saber tem uma enorme importância nas discussões referentes a temática do Ensino de História tomando como exemplo trabalhos que se utilizam da Educação Patrimonial, dos Estudos de Meio, da metodologia da Aula-Oficina, de novas práticas como a do Turismo Pedagógico/Educacional, entre outros. 

 

Nas duas décadas finais do século passado e nos dois decênios desse século se observa um intenso desenvolvimento das estratégias educativas referenciadas nos diversos níveis da Educação Básica bem como a reflexão sobre elas nas graduações de História e em pós-graduações, a exemplo do PROFHISTÓRIA e dos mestrados e doutorados acadêmicos. Serão aceitos também trabalhos produzidos em outras áreas correlatas a História e que tomam o Patrimônio Cultural como objeto de estudo e de aprendizagem. Com tudo isso considero essencial a abertura desse espaço para o compartilhamento de saberes.

 

Referências Bibliográficas 

 

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