O uso do Patrimônio Cultural e o Ensino de História na sala de aula e nos lugares não formais de aprendizagem: retomando a discussão
Almir Félix Batista de Oliveira (UFRN)
O simpósio temático ora apresentada à Comissão Organizadora do V Simpósio Nacional História e Patrimônio Cultural por objetivo congregar trabalhos que discutam o uso do Patrimônio Cultural nas suas perspectivas material (tangível) e imaterial (intangível), nos lugares formais de aprendizagem (a sala de aula) e nos lugares não formais (a exemplo dos lugares de memória), ambos como locus privilegiados para se refletir sobre o oficio dos profissionais da História na formação dos educandos, contribuindo nos papeis que serão desempenhados por estes “para a defesa e proteção do patrimônio cultural e da Democracia”.
Esta proposta retoma a desenvolvida no III Simpósio Nacional História e Patrimônio Cultural como o Simpósio Temático número 8 e que, na época, contou com a inscrição de 20 trabalhos e a apresentação da ampla maioria dos inscritos, demostrando a vitalidade desse campo de pesquisa. Esta área do saber tem uma enorme importância nas discussões referentes a temática do Ensino de História tomando como exemplo trabalhos que se utilizam da Educação Patrimonial, dos Estudos de Meio, da metodologia da Aula-Oficina, de novas práticas como a do Turismo Pedagógico/Educacional, entre outros.
Nas duas décadas finais do século passado e nos dois decênios desse século se observa um intenso desenvolvimento das estratégias educativas referenciadas nos diversos níveis da Educação Básica bem como a reflexão sobre elas nas graduações de História e em pós-graduações, a exemplo do PROFHISTÓRIA e dos mestrados e doutorados acadêmicos. Serão aceitos também trabalhos produzidos em outras áreas correlatas a História e que tomam o Patrimônio Cultural como objeto de estudo e de aprendizagem. Com tudo isso considero essencial a abertura desse espaço para o compartilhamento de saberes.
Referências Bibliográficas
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade/ Editora da UNESP, 2001.
CHUVA, Márcia (org.). A invenção do patrimônio: continuidade e ruptura na constituição de uma política oficial de preservação no Brasil. MINC/IPHAN/DEPROM. Rio de janeiro: IPHAN, 1995.
CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Patrimônio Cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2012.
CHUVA, Márcia. Os arquitetos da memória. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. A preservação do patrimônio imaterial como afirmação de outras etnicidades. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 25., São Paulo, julho 2011. Anais [...]. São Paulo, 2011.
_______. Memória, história e patrimônio histórico. Políticas públicas e a preservação do patrimônio histórico. Aracaju: Editora da UFS, 2012.
_______. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História. Curitiba: APPRIS Editora, 2022.
_______. Patrimônio, memória e ensino de história. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de (org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008.
OLIVEIRA, Gerciane Maria da Costa; VIEIRA, Kyara Maria de Almeida (Orgs). Patrimônio, povos do campo e memórias: diálogos com a cultura, a arte e a educação. Mossoró: EdUFERSA, 2020.
PAULA, Z. C.; MENDONÇA, L. G.; ROMANELLO, J. L. (org.). Polifonia do patrimônio. Londrina: EDUEL, 2012.
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente: séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estação Liberdade: 2009.
WILLIAMS, Raymond. A cultura é de todos. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Departamento de Letras/USP, 1958.