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Música e/como patrimônio histórico, artístico e cultural no Brasil:

das práticas musicais aos acervos

Fernando Lacerda Simões Duarte (PPGLA/UEA)

Paulo Castagna (UNESP)

Determinados repertórios musicais, suas práticas, os sujeitos nelas envolvidos e as agremiações que os performam se inscrevem nas memórias e identidades coletivas, ao passo que o reconhecimento do valor associado à música e sua consequente salvaguarda se inscreve no âmbito do patrimônio cultural. 

 

Este simpósio temático tem como objetivo a apresentação e discussão de resultados parciais ou finais de pesquisas em torno da relação estabelecida entre música e patrimônio histórico, artístico e cultural, dossiês e outros instrumentos técnicos para a salvaguarda de bens culturais. 

 

Trabalhos de viés teórico acerca da relação entre música, memória e identidade coletivas, escrita historiográfica e o patrimônio cultural também estão contemplados. Figuram entre os temas possíveis do simpósio: processos de tombamento de bens edificados e o reconhecimento de instrumentos musicais como bens móveis e/ou incorporados; coleções e arquivos de agremiações musicais, bibliotecas, centros de documentação e instituições culturais e/ou educacionais; a música no contexto de festas e celebrações; esquecimentos, apagamentos e silenciamentos de memórias musicais; turismo, espetacularização e a identidade das manifestações; o patrimônio musical entre ideologias e os conflitos com os poderes econômico e político; inventários participativos; critérios éticos e técnicos na relação entre o pesquisador e os detentores de tradições musicais; a interdisciplinaridade na análise da música nos processos de reconhecimento e salvaguarda de bens culturais; distintos caminhos para o reconhecimento de bens em âmbito local: do estudo técnico aos atos do Poder Legislativo; a proteção de bens culturais de natureza musical que não foram objeto de reconhecimento pelos órgãos oficiais; contribuições da História, Arqueologia, Musicologia, Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação para a salvaguarda de bens culturais; sistemas de catalogação e a produção de instrumentos de pesquisa de documentos musicográficos, gravações, instrumentos e objetos tridimensionais em acervos musicais; processos de mapeamento e preservação de registros iconográficos relacionados à música; métodos e técnicas para o registro, conservação e restauro de bens relativos à música em suportes diversos; a atuação de sujeitos, instituições e comunidades na proteção de bens culturais que recaiam total ou parcialmente sobre a música; estratégias para a difusão da música enquanto forma de salvaguarda; legislação relacionada ao patrimônio musical e suas possibilidades de ampliação; a efetiva integração das comunidades, com a geração de riquezas, para uma salvaguarda mais eficiente e sustentável dos bens culturais. 

 

Serão aceitos, portanto, trabalhos de todos os campos do conhecimento, cujas contribuições permitam o avanço das discussões em torno da música e/como patrimônio cultural, respeitando-se eventuais limitações do evento quanto à titulação dos proponentes e/ou a necessidade de encaminhamento da proposta de comunicação em coautoria com orientadores. 

 

Referências bibliográficas:

 

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CASTAGNA, Paulo. Inventário da Coleção Fernand Jouteux. São Paulo: Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical do Instituto de Artes da UNESP; São João del-Rei: Centro de Referência Musicológica José Maria Neves, 2019. Divulgação Digital. 69p. 

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CASTAGNA, Paulo. Entre arquivos e coleções: desafios do estudo de conjuntos documentais musicográficos a partir de suas características intrínsecas. interFACES, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 22-41, jul-dez. 2019. 

COTTA, André Guerra; SOTUYO BLANCO, Pablo. Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: EDUFBA, 2006. 92 p. 

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DUARTE, F. L. S.. O patrimônio musical capuchinho do Convento da Piedade em Salvador. In: Maria Amália Silva Alves de Oliveira; Alan Curcino; Luciana Ferreira da Costa; Fernando Magalhães. (Org.). Ensaios sobre Memória. v. 3. 1. ed. Leiria - Portugal: Instituto Politécnico de Leiria - IPLeiria, 2020. p. 37-56. 

EZQUERRO ESTEBAN, A. Desafios da Musicologia Panhispanica na atualidade: uma reflexão. In: ROCHA, E.; ZILLE, J. A. B. (Org.). Musicologia[s]. Belo Horizonte: EdUEMG, 2016. p. 25-40. 

GÓMEZ GONZÁLEZ, P. J. et al. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León, 2008. 

MARTINS, Juliana Brabo; DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Pavilhões acústicos da região central de Belém do Pará: características arquitetônicas e estudo histórico das práticas musicais neles realizadas. In: CADERNO DE RESUMOS E ANAIS DO 49º ENCONTRO DE ARTES DE BELÉM / ENARTE ACADÊMICO , 2023, Belém-PA. Anais. Belém-PA: Editora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, 2023. p. 68-75.

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