Música e/como patrimônio histórico, artístico e cultural no Brasil:
das práticas musicais aos acervos
Fernando Lacerda Simões Duarte (PPGLA/UEA)
Paulo Castagna (UNESP)
Determinados repertórios musicais, suas práticas, os sujeitos nelas envolvidos e as agremiações que os performam se inscrevem nas memórias e identidades coletivas, ao passo que o reconhecimento do valor associado à música e sua consequente salvaguarda se inscreve no âmbito do patrimônio cultural.
Este simpósio temático tem como objetivo a apresentação e discussão de resultados parciais ou finais de pesquisas em torno da relação estabelecida entre música e patrimônio histórico, artístico e cultural, dossiês e outros instrumentos técnicos para a salvaguarda de bens culturais.
Trabalhos de viés teórico acerca da relação entre música, memória e identidade coletivas, escrita historiográfica e o patrimônio cultural também estão contemplados. Figuram entre os temas possíveis do simpósio: processos de tombamento de bens edificados e o reconhecimento de instrumentos musicais como bens móveis e/ou incorporados; coleções e arquivos de agremiações musicais, bibliotecas, centros de documentação e instituições culturais e/ou educacionais; a música no contexto de festas e celebrações; esquecimentos, apagamentos e silenciamentos de memórias musicais; turismo, espetacularização e a identidade das manifestações; o patrimônio musical entre ideologias e os conflitos com os poderes econômico e político; inventários participativos; critérios éticos e técnicos na relação entre o pesquisador e os detentores de tradições musicais; a interdisciplinaridade na análise da música nos processos de reconhecimento e salvaguarda de bens culturais; distintos caminhos para o reconhecimento de bens em âmbito local: do estudo técnico aos atos do Poder Legislativo; a proteção de bens culturais de natureza musical que não foram objeto de reconhecimento pelos órgãos oficiais; contribuições da História, Arqueologia, Musicologia, Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação para a salvaguarda de bens culturais; sistemas de catalogação e a produção de instrumentos de pesquisa de documentos musicográficos, gravações, instrumentos e objetos tridimensionais em acervos musicais; processos de mapeamento e preservação de registros iconográficos relacionados à música; métodos e técnicas para o registro, conservação e restauro de bens relativos à música em suportes diversos; a atuação de sujeitos, instituições e comunidades na proteção de bens culturais que recaiam total ou parcialmente sobre a música; estratégias para a difusão da música enquanto forma de salvaguarda; legislação relacionada ao patrimônio musical e suas possibilidades de ampliação; a efetiva integração das comunidades, com a geração de riquezas, para uma salvaguarda mais eficiente e sustentável dos bens culturais.
Serão aceitos, portanto, trabalhos de todos os campos do conhecimento, cujas contribuições permitam o avanço das discussões em torno da música e/como patrimônio cultural, respeitando-se eventuais limitações do evento quanto à titulação dos proponentes e/ou a necessidade de encaminhamento da proposta de comunicação em coautoria com orientadores.
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