O patrimônio nas instituições escolares:
possibilidades de pluralização do Ensino e da Aprendizagem
Edilson Aparecido Chaves (IFPR)
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
Filomena Reis (UNIMONTES)
A proposição deste espaço de discussão se impõe pela necessidade de se refletir sobre demandas sociais e pesquisas que pautam o patrimônio escolar, seja da educação básica ou do ensino universitário, como vestígios importantes para compor a história da educação em geral e a história do ensino de história, em particular. Se prevê, portanto, a apresentação de relatos de experiências de estratégias de ensino-aprendizagem, pesquisas concluídas ou em andamento e proposição de inventários de acervos que tenham por ponto de partida as instituições escolares como produtoras de materiais escritos, imagéticos, tridimensionais, orais, entre outros, que possibilitam narrativas plurais do ensino e aprendizagem em nosso país ou em outros países.
Referências Bibliográficas
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Busca-se compreender como a existência e perpetuação dos bens culturais são impactadas pelas alterações climáticas observadas nas últimas décadas e, também, como bens culturais podem ser vetores de combate à deterioração das condições climáticas em nível local e global. Para isso, serão de especial interesse trabalhos que abordem o Patrimônio Socioambiental, os modos de vida de comunidades tradicionais, elementos da cultura alimentar associados aos biomas, bem como os patrimônios sensíveis decorrentes de tragédias e crimes ambientais. O Simpósio Temático buscará orientar debates que tenham como foco a elaboração de propostas visando a realização da COP 30 no Brasil em 2025.