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O patrimônio nas instituições escolares:

possibilidades de pluralização do Ensino e da Aprendizagem 

Edilson Aparecido Chaves (IFPR)

Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

Filomena Reis (UNIMONTES)

 

A proposição deste espaço de discussão se impõe pela necessidade de se refletir sobre demandas sociais e pesquisas que pautam o patrimônio escolar, seja da educação básica ou do ensino universitário, como vestígios importantes para compor a história da educação em geral e a história do ensino de história, em particular. Se prevê, portanto, a apresentação de relatos de experiências de estratégias de ensino-aprendizagem, pesquisas concluídas ou em andamento e proposição de inventários de acervos que tenham por ponto de partida as instituições escolares como produtoras de materiais escritos, imagéticos, tridimensionais, orais, entre outros, que possibilitam narrativas plurais do ensino e aprendizagem em nosso país ou em outros países.

 

Referências Bibliográficas 

 

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DA CRUZ ALVES JUNIOR, A. G.; DIAS DE OLIVEIRA, M. M.; DOS SANTOS, F. A. A.; FREITAS DE OLIVEIRAS, I. História do ensino de História: desafios para uma nova escrita de síntese. Revista História Hoje, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 294–312, 2021. DOI: 10.20949/rhhj.v10i19.606. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/606. Acesso em: 26 jul. 2023.

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VIÑAO, Antônio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos In: MIGNOT, A. C. V. Cadernos á Vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

Busca-se compreender como a existência e perpetuação dos bens culturais são impactadas pelas alterações climáticas observadas nas últimas décadas e, também, como bens culturais podem ser vetores de combate à deterioração das condições climáticas em nível local e global. Para isso, serão de especial interesse trabalhos que abordem o Patrimônio Socioambiental, os modos de vida de comunidades tradicionais, elementos da cultura alimentar associados aos biomas, bem como os patrimônios sensíveis decorrentes de tragédias e crimes ambientais. O Simpósio Temático buscará orientar debates que tenham como foco a elaboração de propostas visando a realização da COP 30 no Brasil em 2025. 

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