top of page
Papel Timbrado (4).png

Cidadania, direitos e Patrimônio Cultural:

uma interface entre Turismo e Economia Criativa

 

Yussef Daibert Salomão de Campos (UFG)

Renata Silva de Oliveira Galvão (IPHAN)

Este simpósio temático tem como escopo discutir as investigações e experiências que tratem do Patrimônio Cultural e acesso a direitos, refletindo as interfaces entre turismo e economia criativa. Com a ampliação da concepção do Patrimônio Cultural, na esteira da inclusão da diversidade das práticas/natureza das manifestações culturais e do debate da democratização do acesso às políticas públicas culturais, abre-se profícuo horizonte para se refletir sobre como o mercado turístico vem se inserindo na exploração do Patrimônio Cultural. 

 

Frente a um processo assimétrico dos interesses do mercado do turismo, surge em contraponto, o debate da economia criativa na esfera cultural, a fim de pensar meios de usos sustentáveis deste mercado. Como efeito disto, emergem desafios, potencialidades de nos aprofundarmos em dilemas sobre usos econômicos do Patrimônio e seus impactos, aos sentidos e valores que os significam. 

 

Almeja-se com este espaço, portanto, refletir sobre temas que tangenciam os processos que surgem com o discurso de economia criativa, a fim de apontar potenciais, consequências, interesses econômicos/políticos inerentes a estes. Desponta-se como questões basilares: afinal, é possível pensar no turismo como aliado da Salvaguarda do Patrimônio Cultural na perspectiva da economia criativa? Podemos pensar na exploração do turismo na economia criativa, equalizando a democratização do acesso à cultura? Comunidades das práticas culturais reconhecidas como Patrimônio Cultural vêm sendo incluídas nesses debates? 

 

Estão no cerne desta proposta refletir os modos pelos quais as compreensões de turismo e economia criativa vem sendo atravessada por interesses políticos e econômicos diversos e sendo apresentados como opções de políticas públicas na Salvaguarda de Patrimônios Culturais reconhecidos. 

 

Referências bibliográficas 

 

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HORTA, Maria de Lourdes P. et al. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/ Museu Imperial, 1999.

MESSIAS, Fernanda Bocorny; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; SILVA, Caio Frederico e. A economia criativa na arena da sustentabilidade. PosFAUUSP, São Paulo, v. 27, n. 50, p. e161954, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.161954 . Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/161954. Acesso em: 14 nov. 2023.

LEITÃO, Claudia. A criatividade e diversidade cultural brasileiras como recursos para um novo desenvolvimento. In: MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações – 2011 a 2014. Brasília, DF, 2011. Não paginado.

AGUIAR, M. A. Políticas públicas de cultura e a promoção de desenvolvimento: questões teóricas. In: CALABRE, Lia; SIQUEIRA, Mauricio; LIMA, Deborah Rebello; ZIMBRÃO, Adélia (Orgs.). Anais do VI Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 26-29 maio 2015, p. 977-988

DUQUE, F. S. Economia criativa: empreendimentos culturais. In: CALABRE, L.; SIQUEIRA, M.; LIMA, D. R.; ZIMBRÃO, A. (Orgs.). Anais do VI Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 26-29 maio 2015, p. 487-497.

JESUS, D. S. V.; KAMLOT, D. Economia criativa e políticas públicas. Curitiba: Prismas, 2016.

MIGUEZ, P. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, G. M. (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 95-113.

VALIATI, Leandro; MOLLER, Gustavo (org.). Economia criativa, cultura e políticas públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2016. p. 234-251. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/198726.

bottom of page