ST 01 - Histórias dos Museus de Arte e experiência de museus de artistas
Profa. Dra. Carolina Ruoso (UFMG) e Profa. Dra. Joana D’Arc (UNILAB)
Um campo de estudos na história da arte e do patrimônio cultural nasceu nos anos 1980, com a noção de lugares de memória, dedicado à história dos museus e da museologia. No Brasil, podemos citar o livro de Maria Cecília França Lourenço, intitulado "Museus acolhem o moderno", como uma obra inaugural, dedicada a narrar uma história para os museus de arte brasileiros. Desde então, foram desenvolvidas pesquisas a respeito de museus de arte universitários, de arte regional, arte popular, ou ainda, a relação da arte conceitual com o museu. No século XXI, estes estudos foram ampliando o recorte e, desdobrando em produções a respeito da história das exposições, das curadorias, dos catálogos, das práticas dos visitantes, das fotografias de vista de exposição, entre outras possibilidades abertas para a pesquisa, este simpósio está interessado em construir diálogos a respeito de todos esses temas. Incluímos também as experiências museus de artista, que são instituições museológicas ou processos museológicos, criados por artistas e que reúnem nos seus fazeres ações musealização da arte em espaços alternativos.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHO
-
Dia 05/10 (Terça-feira)
14h-18h
Um centro de artes visuais para o ceará: a Casa Raimundo Cela no contexto da política cultural no brasil (1967-1989)
Anderson de Sousa Silva
Imaginação museal de Nice Firmeza: cores e sabores da resistência
Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante
Mais oito, do que oitenta: tentativas de revitalização da exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste -MUNHE (2003 - 2019)
Daniel Vicente Santiago
A partilha da arte: os destinos das pinturas brasileiras de Albert Eckhout na formação das coleções e dos museus de arte da Dinamarca (1755-1845)
René Lommez Gomes
-
Dia 06/10 (Quarta-feira)
14h-18h
Antimuseu Dandara e a força dos trabalhos subversivos da memória
Carolina Ruoso
Entre o visível e o oculto: artistas e produções das artes visuais negras no acervos e coleções dos museus do ceará – o caso da branquitude no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC – UFC
Joana d´Arc Sousa Lima e Adenauer Marcos da Costa
O museu de arte negra e a imaginação museal de abdias nascimento
Rodrigo Rafael Gonzaga
Artistas confinados: os acervos prisionais e suas possibilidades
Viviane Borges
-
Dia 07/10 (Quinta-feira)
14h-18h
Arte-educadores museais e suas trajetórias na construção do fazer: desafios e perspectivas da profissão
Gabriela Maitê Turetta
Labirintos de ausências e presenças: diálogos entre obra de arte e ensino de história no mamam
Lucas Andrade Avelar de Freitas
Diálogos no vão: um olhar sobre os rolezinhos no MASP
Sônia Aparecida Fardin