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ST 07 - Patrimônio e educação: experiências, possibilidades e diálogos no Ensino Superior

 

Profa. Dra. Michele Cardoso (UNESC) e Profa. Dra. Célia Santana Silva (UNEB)

O simpósio temático intitulado: Patrimônio e educação: experiências, possibilidades e diálogos com o ensino superior, pretende fomentar debates que busquem estabelecer relações entre o patrimônio cultural e seus processos educativos. Refletindo sobre como as demandas contemporâneas atuam no processo de ressemantização do conceito e também, na reconfiguração do campo, pretendemos dar visibilidade a ações desenvolvidas em espaços formais, não formais e informais. Essas ações são protagonizadas por diferentes atores sociais, produzindo questionamentos e resistências a respeito dos atos de lembrar e de esquecer. A multiplicidade de espaços de atuação, como também, dos agentes que nele atuam, possibilita a produção de novas abordagens; a visibilização de narrativas silenciadas; a difusão de saberes; a materialização de conhecimentos e a reivindicação identitária e por direitos. Desse modo, este simpósio temático pretende reunir profissionais que atuam em diferentes contextos educativos que estejam em relação com o ensino superior, sejam eles: museus, educação básica; centros de memória; associações; Organizações não governamentais; produtores culturais, entre tantos outros espaços de atuação, vinculados à experiências de estágio formal ou não. Objetiva-se com esse simpósio favorecer o compartilhamento de experiências, bem como, fomentar estudos e ações que promovam o estreitamento entre diferentes instituições e a constituição de outras redes de socialização e de difusão do conhecimento.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

  • Dia 06/10 (Quarta-feira)

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14-18h 

Centros de Documentação e Memória universitários e sua relação com o pensar o Patrimônio Histórico e sua preservação.

Julia de Souza Bermond

Arquivos Universitários e Educação Patrimonial: usos do patrimônio documental universitário para produção e ensino de História Local

Leonardo Cândido Rolim

Fazedoria de Saberes Patrimoniais: experiências e diálogos para curricularização da Extensão

Maria Lana Monteiro

Estágio supervisionado II: uma experiência de educação patrimonial no curso de licenciatura em história em EAD da FAFIDAM no ano de 2020

Camila Imaculada Silveira Lima

O saber da olaria entre o ensino formal e o não formal

Edmara Schuch

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